• atendimento5512

Cópia de O Dentista que Vai Além da Odontologia



A odontologia tem um papel importante na vida das pessoas. Profissionalmente, o dentista pode melhorar a vida do paciente em muitos aspectos: existem os ganhos funcionais quando o paciente passa a mastigar melhor após uma reabilitação que envolve a reposição de dentes perdidos, existe o ganho social quando o dentista realiza uma reabilitação estética a fim de devolver a autoestima do paciente, existe o controle e tratamento da dor de origem odontológica e até o controle e tratamento de infecções bucais que podem colocar o paciente em risco, já que doenças bucais têm grande potencial para causar infecções em órgãos vitais como por exemplo o coração e pulmão.


Assim, podemos afirmar que o papel da odontologia na saúde, emocional ou física, do paciente é muito importante. A odontologia estética ganha papel de destaque nos dias de hoje, afinal temos uma sociedade cada vez mais preocupada com a autoimagem e o sorriso é parte importante desse processo.


A faculdade de Odontologia e outros cursos, como habilitações e especializações, preparam os dentistas a oferecer todos esses ganhos que agregam de forma valiosa na vida dos pacientes, mas afinal que outros valores o dentista pode entregar e que estão fora da Odontologia?


Em 2002 vivi uma experiência e ofereci valores que vão além da Odontologia.


Um atendimento recheado de diferenciais que outros dentistas que trabalham apenas no consultório não poderiam oferecer.


Nessa época eu atendia em várias clínicas odontológicas, oferecendo o que qualquer outro dentista poderia oferecer. Atendia pessoas com necessidades iguais às que todos os dentistas atendiam. Foi então que apareceu uma pessoa que buscava um atendimento para sua mãe que estava com dor de dente. Ela me contou, desesperada, como já havia ido a vários dentistas e ninguém conseguiu resolver o problema da mãe. Prontamente, pedi a ela que trouxesse a mãe até a clínica e foi só então que eu entendi porque nenhum outro dentista pôde resolver a situação. Ela respondeu: “Minha mãe não consegue sair de casa, ela é acamada”.


Para resolver eu precisaria atender ela fora do consultório. Eu estava muito sensibilizado com todo o desespero daquela mulher então resolvi ir até lá atendê-la. Sem saber como seria, fiz uma anamnese rápida, juntei alguns materiais e instrumentais em uma caixa organizadora e fui realizar o atendimento, morrendo de medo de errar.


Se tratava de uma idosa com problemas motores e que estava com um dente cariado, sentia muita dor e o tratamento necessário era uma extração dentária. Pude resolver a situação e ao final ela olhou para mim e falou “Muito obrigada, meu filho”. Aquilo me tocou e me fez refletir sobre quantas pessoas precisam de um dentista que possa oferecer um atendimento fora do consultório.


Hoje vivo essa experiência todos os dias!


Todos os dias experimento um pouco do que vivi nesse primeiro atendimento. Todos os dias escuto com olhos, gestos e palavras um “obrigado por fazer o que você faz, por levar a odontologia a quem não pode ir até o consultório.”


Seja você dentista ou paciente, esse texto existe para te apresentar o outro lado da Odontologia. Existem pessoas que precisam de um serviço personalizado e hoje carecem desse serviço, já que ainda são poucos os dentistas que atendem pessoas que não podem ir até o consultório. Essas pessoas estão em casa ou institucionalizadas em asilos, instituições de longa permanência, hospitais, clínicas psiquiátricas e outras empresas que oferecem também um cuidado personalizado. A assistência domiciliar tem provado seu valor ao longo dos anos e crescido em todas as modalidades da área de saúde. São milhões de pessoas que precisam de um profissional que possa ir até elas, e poder oferecer esse atendimento é muito gratificante.


Você sabia que existia esse tipo de serviço?

2 visualizações