Programa  Prev MDC
 

Prevenção e Educação em cuidados Odontológicos 

  Nossa experiência com cuidado odontológico domiciliar de vários pacientes idosos em instituições nos fez perceber que existe uma grande limitação de conhecimento na área de saúde bucal e na prática do cuidado diário odontológico com o paciente de forma correta e efetiva pelos cuidadores e técnicos de enfermagem.

  Alguns dos questionamentos são:

  • Qual a importância da odontologia na vida de pacientes semi e dependentes?

  • Como realizar a higiene bucal em pacientes não cooperativos?

  • Qual a escova dental e pasta dental apropriada?

  • Como manter a boca do paciente aberta durante a higienização?

  • Quais os cuidados que se deve ter com as próteses removíveis?

 Percebemos o quanto é importante o diagnóstico e tratamento precoce de doenças bucais e o treinamento dos cuidadores para realizar um cuidado odontológico diário mais adequado . Por isso que criamos o Programa Prev MDC que prevê trabalhar 2 pontos fundamentais para os Espaços de Longa Permanência. 

 

 1° Avaliação Preventiva Periódica 

 Não precisamos esperar o paciente desenvolver problemas odontológicos graves para buscar realizar o tratamento, quase sempre isso leva ao desenvolvimento de dores, perda do apetite, infecções, perda dos dentes e da capacitade de mastigação. Percebemos o quanto é importante o diagnóstico e tratamento precoce de doenças bucais para instituir um tratamento odontológico que seja menos agressivo ao paciente e menos dispedioso as famílias do paciente.  

2° Educaçao e Instrução de Higiene Bucal 

 O objetivo é desmistificar todas as dificuldades que foram criadas a respeito da higienização bucal do paciente proporcionando um trabalho educativo aos espaços de Longa Permanência de idosos 

Em nosso programa vamos realizar um treinamento aos cuidadores e técnicos dos espaços para que possam  realizar  uma higienização com excelência, oferecendo uma formação completa. Ao final os participantes receberão um certificado da nossa Formação em Cuidados Odontológicos. 

 

Assumimos essa responsabilidade social de maneira gratuita só pelo benefício e a oportunidade de influenciar positivamente na vida do paciente.